Abbas e Hamas discutem adiar eleições palestinas

Abbas e Hamas discutem adiar eleições palestinas

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, se reuniu na quinta-feira à noite com membros do movimento islâmico Hamas na cidade cisjordaniana de Ramala para analisar o possível adiamento das eleições presidenciais.

A reunião ocorreu nos escritórios de Abbas em Ramala e se concentrou na polemica que cerca a eventual extensão do mandato de Abbas, informa hoje a agência de notícias palestina Ma'an.

O mandato do presidente da ANP termina em janeiro, mas Abbas poderia continuar no cargo se não conseguir fixar uma data para as eleições.

As eleições presidenciais palestinas poderiam ser adiadas por um ano para coincidir com as legislativas, em janeiro de 2010, e incluir Jerusalém Oriental, disse Abbas, em entrevista ao jornal israelense Ha'aretz, no mês passado.

"Acho que as eleições para o Parlamento e a Presidência teriam que acontecer juntas, em janeiro de 2010. Decidiremos e emitiremos uma ordem presidencial a respeito", disse Abbas ao jornal israelense.

Nasser Eddin al-Sha'er, ex-vice-primeiro-ministro do Hamas, participou da reunião convocada ontem à noite por Abbas e disse que a disputa entre as facções palestinas deverá ficar resolvida antes de 9 de janeiro. Caso contrário, advertiu sobre desastrosas conseqüências.

A Faixa de Gaza é governada de fato pelo Hamas há mais de um ano, quando o movimento islâmico tomou à força o controle do território, enquanto a Cisjordânia conta com um Executivo leal ao movimento Fatah, liderado pelo próprio Abbas.

O movimento islâmico Hamas ganhou por uma arrasadora maioria as eleições legislativas realizadas nos territórios palestinos em janeiro de 2006, um ano depois de Abbas ter chegado à Presidência da ANP através do pleito presidencial.

Voltar
Copyrights © Habblack 2008-2009. Habblack, Forum, Habblackpedia E Comunidade. O Habblack Não Pertence A Sulake Group E Nem Habbo Corporation. termos De Uso HABBLOG